quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Paisagismo





Ao lado fotos de um projeto paisagístico criado e executado pelos profissionais Alexandre e Edelita da Design.in

O Paisagismo, também denominado por Arquitetura da Paisagem, é a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro-paisagens.
Visto que a abordagem do problema do design da paisagem é similar ao encarado na arquitetura, considera-se que a paisagem é um elemento a ser construído, tanto quanto os edifícios e o ambiente urbano: dessa forma, a arquitetura da paisagem é uma extensão da arquitetura, como disciplina, de uma forma mais ampla.
Originalmente relacionado apenas ao desenho de jardins e praças, considerando apenas os aspectos estéticos e cênicos do projeto de um lugar, o paisagismo ao longo do tempo foi abarcando escalas e propostas maiores, chegando a se confundir com o desenho urbano e incorporando as variáveis sócio-econômicas relativas aos problemas em questão.
Enquanto profissão, a arquitetura paisagista abrange um conjunto de disciplinas relacionadas ao projeto arquitetônico, ao planejamento regional e urbano, à preservação do meio ambiente natural e construído e do patrimônio histórico, ao planejamento de sistemas de lazer e recreação e sinteticamente ao planejamento espacial.
A arquitetura da paisagem é, assim como a própria arquitetura, um campo multidisciplinar, envolvendo a matemática, as ciências naturais e sociais, a engenharia, as artes, a tecnologia, etc.
Apesar de ser normalmente associado à jardinagem pelo público leigo, a arquitectura paisagista envolve todos os possíveis elementos constituintes da paisagem, sejam eles naturais ou não.
O profissional do paisagismo trabalha com projetos de design em áreas abertas e fechadas, projetando jardins públicos ou privados, praças, parques, áreas comuns em edifícios, zoológicos, canteiros, espaços de lazer e recreação e de monumentos históricos, sítios, etc, sempre levando em conta a funcionalidade, a topografia do local, os aspectos culturais e sociais, os recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Este profissional também pode atuar em equipes multidisciplinares de recuperação de áreas danificadas ou devastadas, trabalhar com o cultivo de plantas e árvores para a integração em projetos paisagísticos, ou na produção de arranjos de plantas para o mesmo fim.
Analisar a área a ser trabalhada e as suas necessidades, levando em conta sua funcionalidade, a topografia do local e a preservação do meio ambiente. Elaborar o projeto paisagístico, envolvendo, se necessário, profissionais de outras áreas. Submeter o projeto à aprovação do contratante, patrocinador ou do órgão governamental responsável, após a aprovação, contratar todos os profissionais necessários, comprar os materiais, plantas, sementes, etc que serão utilizadas, coordenar o andamento do projeto, realizar mudanças quando necessário, desenvolver e expor os projetos com apresentações adequadas ao perfil e conhecimento técnico de cada cliente, são algumas das etapas necessárias a serem aplicadas pelo profissional para a execução de um projeto paisagístico de sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário