quarta-feira, 14 de abril de 2010

Design do Mobiliário









Ao lado e abaixo fotos de ambientes projetados e executados pelos profissionais Alexandre e Edelita aonde o design dos mobiliários foram projetados com exclusividade e, personalizados aos conceitos do ambiente que foram inseridos.  Para a execução dos projetos dos móveis foi necessário a fabricação em marcenarias especializadas.










O design do mobiliário é uma vertente do design de produto e uma das áreas de maior importância no design de produto brasileiro, pois o mobiliário brasileiro é um dos poucos bens de consumo duráveis que é exportado.

É também uma área em que a arquitetura e design de produto se entrelaçam, e está diretamente relacionada à decoração de Interiores. 
As funções do móvel dependem do ambiente onde ele será colocado (residência, escritório, escola, meio urbano etc). Para desenvolver um projeto é necessário observar os detalhes e conhecer os materiais, é preciso pensar nas funções destinadas para cada ambiente e em quem irá usufruir do mobiliário.






Analisando o móvel pelo âmbito de suas funções praticas e objetivas, as pessoas se sentam em algum tipo de móvel (bancos, poltronas ou cadeiras), colocam objetos e utensílios nele (mesas e estantes), reclinam e dormem (camas e sofás); usam para guardar coisas (armários e guarda-roupas), o design de mobiliário é justamente a área especializada em estudar a todas estas funções, porém, é tambem a área especializada em agregar conceitos estéticos e cênicos ao movel ou conjunto mobiliario, tornando-os muito mais do que utencilios, tornando-os parte integrante e essencial do cotidiano humano em todos os seus aspectos.



O design do mobiliário, insere no objeto, o significado e importância do móvel como parte da vida do ser humano e da sociedade, ultrapassa a linha do fator utilitário, percebendo os seus vários significados, para compreender cada povo e cada época, e os seus devidos costumes na forma de construir e utilizar a sua mobília. 

0 comentários:

Postar um comentário