sexta-feira, 9 de abril de 2010

Luminotécnica



Ao lado espaço projetado e executado pelos profissionais Alexandre e Edelita aonde a luminotécnica aplicada foi essencial para a composição do ambiente.

Chama-se luminotécnica a parte que trata do estudo da iluminação, e, iluminação, é a aplicação deliberada de luz para atingir efeitos estéticos e funcionais em um determinado ambiente.

Combinando experiência pratica com gosto estético um projeto luminotecnico tem por objetivo a visualização adequada do espaço arquitetônico, levando em consideração, as funções para que foi destinado.



Existem diversas tecnologias que permitem a correta iluminação do espaço urbano, do espaço interno e do espaço externo (paisagístico). Existem vários tipos de lâmpadas que produzem resultados distintos. Para um correto projeto de iluminação é necessário ter noções de luz e cor que estas lâmpadas produzem, e, também, um completo conhecimento dos diversos efeitos produzidos pelas luminárias a que elas serão destinadas.

Um projeto de iluminação requer uma análise da quantidade de luz funcional prevista, o consumo de energia, bem como o impacto estético fornecido pelo sistema de iluminação. 

Alguns edifícios, como centros cirúrgicos e instalações desportivas, estão principalmente preocupados com o fornecimento da quantidade adequada de luz para a tarefa associada. Outros, como armazéns e edifícios de escritórios, estão principalmente preocupados com a questão da economia através da eficiência energética do sistema de iluminação. Já outros, como cassinos e teatros, estão principalmente preocupados com a melhoria da aparência e do impacto emocional da arquitetura por meio dos sistemas de iluminação.

Uma iluminação adequada pode melhorar o desempenho de diversas tarefas, porém um projeto mal elaborado pode resultar em desperdício de energia e até mesmo efeitos adversos sobre a saúde humana.


Cor, textura, forma e sombra são os blocos de construção de tudo o que vemos. Mas somente a luz pode trazer estes elementos para a vida.

Em muitos lares e escritórios a luz é somente valorizada pelos seus aspectos funcionais, e raramente é entendida nos seus aspectos artísticos, porém, quando aplicadas propostas luminotécnicas adequadas ela também pode tornar o ambiente em um cenário.

Um bom projeto luminotecnico é aquele que cria um ambiente adequado para o ser humano que vai usufruí-lo, oferecendo conforto e qualidade de vida, usufruindo de forma eficiente de fontes naturais e artificiais.

0 comentários:

Postar um comentário